quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O jejum de palavras - comunicação

JEJUM DE PALAVRAS: Ficar em silêncio não resolve. (A importância da comunicação)
   Calar é das atitudes mais difíceis. E apenas quando conseguimos calar verdadeiramente conseguimos escutar o outro. O jejum de palavras é o jejum mais ameaçador para o ser humano. Porque vamos não apenas ouvir o outro, mas também ouvir a nós próprios.
 
     O jejum verbal não é parar emitir sons sob forma de palavras, mas estar atento ao que o outro quer dizer. É estar ligado, não apenas no entendimento do que o outro está dizendo, mas no que significa o que representa para ele tudo aquilo que está falando. Da mesma forma, é entender a si mesmo.
      Se o seu companheiro olha para você e diz que está triste, qualquer que seja o motivo, e, por suas próprias dificuldades, não tem coragem de lhe pedir um abraço, um aconchego, você poderá notar essa necessidade, através de seus olhos, se estiver sintonizado com ele. Poderá se aproximar suavemente, oferecendo-lhe o ombro para que ele possa chorar. Do mesmo modo, se ele estiver muito irritado e você perceber que há algo errado, que você não sabe o que é, em vez de tomar para si as agressões, poderá dizer: “Sinto que você tem algum problema. Se eu puder, quero ajudar”.  Nesse momento você estará calando para entender o outro. Calar para escutar é a busca da sintonia com o outro. O JEJUM DE PALAVRAS é também a eliminação  das palavras dispensáveis e a expressão apenas das que são necessárias a cada momento. Saber calar é não se esconder atrás de palavras vazias; é estar com atenção voltada para ouvir os próprios pensamentos e distinguir o que é real do que é fantasia, fruto da imaginação. Li uma frase maravilhosa no livro o Monge e o executivo que expressa bem isso:  "O ouvinte ativo tende ver as coisas como quem fala as vê e sentir as coisas como quem fala sente . Essa identificação com quem fala se chama empatia e requer muito esforço."
Para que saibamos nos comunicar bem em nossos relacionamentos , devemos começar comunicando-nos com Deus. Essa é ai que encontramos a grande verdade. 
 Recomendo alguns textos bíblicos: (Eclesiastes 3:7; 1 Coríntios 13:4, 5; 1 Coríntios 10:24).
 Extraido do Livro: AMAR PODE DAR CERTO, pág.51.

Carinhosamente, Cosme Ferreira. Whatsaap: (79)9805-2128

Nenhum comentário:

Postar um comentário